A quem estamos querendo enganar?
Recentemente viajei ao litoral. Num dos dias estava chovendo tanto, mas tanto, que não dava vontade de sair da cama. Para meu espanto, vi numa rede social uma pessoa que estava no mesmo lugar que eu e havia postado uma foto dela numa praia ensolarada dizendo que já havia corrido por 1 hora na areia fofa e aproveitaria o resto do lindo dia com sua família. Confesso que voltei a janela para ver se o tempo não havia mudado, e não, continuava chovendo. O que me leva a crer que provavelmente esta pessoa não havia corrido 1h na areia fofa, até porque com o tanto que chovia a areia estaria encharcada, e penso que é bem possível que ela tenha postado essa foto sentada no sofá da onde estava quem sabe ainda, de pijama. A questão é, a quem ela estava querendo enganar? A quem estamos querendo enganar nas redes sociais?
Segundo exemplo: uma outra pessoa postou na mesma rede social um relato comovente, contando sua luta contra o excesso de peso e colocou fotos de “antes e depois”. O relato era bem interessante, parecia sincero. O problema foi a foto do “depois”, que sofreu alguns “retoques” e por descuido, tiraram um pedaço do quadril da moça. Pergunto novamente, a quem ela estava querendo enganar? A quem estamos querendo enganar nas redes sociais?
Escrevi recentemente um artigo sobre esse movimento de felicidade ininterrupta que vivemos nas redes sociais (se você ainda não leu, vale a pena, clique aqui) que vivemos um movimento recente, que estamos tentando nos adaptar a essa nova realidade, a virtual. Por muito tempo precisávamos apenas ser. Depois ser e ter. Agora vivemos a era do ser, ter e aparecer, e aparecer dá muito trabalho. No entanto o ponto que penso que precisamos refletir é o quanto estamos camuflando uma realidade com um cenário que nem real é. Se você está num projeto de vida saudável e gosta de se exercitar, ok, isso é ótimo, mas ninguém irá te achar preguiçosa se você não sair para correr debaixo da tempestade, ou se você resolver tirar o dia para descansar, ou até mesmo quiser postar a famosa foto dos pezinhos no sofá. Até porque ninguém tem nada a ver com sua rotina de exercícios. A não ser que você seja uma atleta olímpica patrocinada, a única pessoa a quem você deve satisfações é a você mesma, não seja tão cruel. Um dia de chuva pode ser excelente para recarregar as baterias, o ócio faz muito bem. Se você emagreceu 10 quilos, não edite sua foto para parecer que perdeu 20. Se quiser continuar a emagrecer, ótimo, persista em seu objetivo, mas não se torture. Você merece atenção tendo perdido quilos ou não, por quem você é. Comemore o que já conquistou, é uma grande vitória.
Sempre comento com meus pacientes quando conversamos sobre redes sociais, quando for postar algo, seja sincero consigo mesmo e pense se aquilo realmente faz sentido para você, se aquele momento realmente te fez ou está fazendo feliz, se você quer simplesmente compartilhar a alegria que está sentindo, sem alvos, endereços definidos, objetivos maiores. Porque se sua postagem tiver como objetivo enganar ao outro mostrando sua felicidade, sinto em te informar, o enganado é você.
E vamos combinar? Não adiantar por filtro azulado ou preto e branco nas suas fotos que todo mundo sabe que choveu no último feriado…rsrs não perca tempo com isso, largue seu celular e vá ser feliz!
Bom domingo!
infelizmente, estão enganando-se a si mesmas, em primeiro lugar e, depois, tentando enganar aos seus pseudo amigos das redes sociais. Triste, muito triste!